Vênancio completa 30 anos de carreira e inaugura salão no Cacoal Shopping

Consagrado como um dos principais profissionais de Rondônia, Vênancio se prepara para abrir filiais em Brasília e Balneário CamboriúVênancio completa...

No dia 30 abril de 1988, um jovem cabelereiro chegou à Capital do Café, em Rondônia, para se consagrar como um dos melhores profissionais do estado. Com apenas três anos de experiência, Venâncio Gomes chegou à Cacoal e cresceu em ritmo acelerado, assim como a sua nova terra.

Nascido em Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, mas criado em Guarulhos (SP), Venâncio veio para às terras de Rondon junto com os pais, Mariano Gomes e Olívia Vieira de Barros Gomes, que decidiram acompanhar o fluxo migratório que dava vida à nova região.

O cabelereiro, ou “hair stylist” (Venâncio não tem preferência por títulos), foi conquistando o seu espaço devido à sua busca incansável por conhecimento. Sobre suas conquistas, Venâncio faz questão de destacar essa característica e o seu compromisso com os clientes. “A minha busca constante por conhecimento é justamente por nunca estar satisfeito com o trivial, gosto sempre de aprender e oferecer coisas novas e diferentes. Vivo em busca de qualidade e perfeição, pois meus clientes merecem isso! Por melhor que seja o trabalho realizado, sempre acho que preciso e posso fazer melhor”, ressalta.

Nesta busca constante, entre as maiores dificuldades encontradas pelo renomado cabelereiro estava a dificuldade de acesso aos grandes centros do país. Até pouco tempo atrás, a jovem Cacoal não contava com voos diários e era preciso pensar duas vezes até encarar as estradas. Hoje, essa barreira ruiu. A busca por conhecimento se tornou mais simples e durante os 30 anos de carreira em Cacoal, Venâncio tem acompanhado não só essa, mas todas as mudanças que acontecem.

“Em 30 anos tudo mudou! Equipamentos, produtos, tratamentos, estilos… Enfim, chegou a tecnologia e mudou tudo. Eu sou de uma geração privilegiada, pois conheci a era pré-tecnologia e agora vivo na era pós-tecnologia. Uso isso como ferramenta de conhecimento, porque na época pré-tecnologia tínhamos que nos esforçar muito mais pra ter acesso a conhecimentos e tudo que diz respeito à profissão. Hoje as coisas são muito mais fáceis, mais dinâmicas! Mas também são efêmeras. Ou seja, passam rápido e isso exige mais dos profissionais, precisamos viver em constante renovação”, pondera.

Pai de dois filhos, Vinicius (12) e Bárbara (10), Venâncio já viveu grandes emoções na profissão. Afinal, lidar com a “beleza” de seus clientes pode gerar momentos de tensão. Nesse sentido, o início de qualquer profissão é um dos momentos mais marcantes.

“Um dia, bem no início da carreira, ainda sem muita experiência de salão, cortei o cabelo de uma cliente e no meio do corte não sabia como terminar. Quando terminei, o cabelo estava muito mal cortado! A cliente olhou para mim e perguntou: o que você fez no meu cabelo? Depois desse dia, toda vez que entrava uma mulher no salão para cortar o cabelo, eu corria para o banheiro e ficava lá, até que ela fosse atendida por outra pessoa. Foram uns quatro meses nessa situação embaraçosa”, relembra Venâncio.

Mas hoje, depois de centenas de cursos, inclusive internacionais, como o curso feito na Toni&Guy Academy, em Londres, quando o cabelereiro descobriu as técnicas geométricas de precisão em cortes de cabelo, um verdadeiro “divisor de águas”, Venâncio não só sabe muito bem o que fazer em cada situação como compartilha seus conhecimentos. Venâncio Gomes lidera uma equipe de oito pessoas em Cacoal e onze pessoas no salão de Brasília, a capital federal. “As pessoas da minha equipe normalmente passam por uma seleção de RH e depois de aprovados chegam até mim para treinamentos em tudo o que diz respeito ao conceito do salão. Só depois disso é que começam a atender os clientes”.

De Cacoal para o Brasil

Neste dia 27 de abril, prestes a completar 30 anos de profissão em Cacoal, Venâncio Gomes inaugura seu salão em um novo endereço: a partir de agora, atenderá seus clientes no Cacoal Shopping.

Além disso, assim que inaugurar seu novo salão em Cacoal, Venâncio dará o start nas obras do salão em Brasília. “Depois de Brasília será a vez de Balneário Camboriú”, conta o cabelereiro.

A expansão de seus negócios e da marca Venâncio Gomes surgiu após o corte de uma franja, literalmente! “Tenho sociedade com uma amiga de longa data, Cibelle Dell’armelina. A ideia de expandir os negócios surgiu num atendimento, quando ela esteve em Cacoal no ano passadoe veio até o salão para cortar a franja. Começamos a conversar e ela me convidou para ir à Brasília fazer o cabelo das funcionárias do escritório de advocacia dela. Eu fui, elas adoraram meu trabalho e tudo aconteceu”, explica.

A ideia de Venâncio e sua sócia Cibelle é manter, em cada salão, uma equipe conceitualmente treinada nos princípios do grupo, administrativa e tecnicamente. Além disso, o profissional conta com um ótimo corpo contábil e jurídico para cuidar de toda parte burocrática da empresa, no que diz respeito aos funcionários, colaboradores e parceiros. “Com essa equipe, posso manter meu foco sempre e somente nos atendimentos aos meus clientes, aqui em Rondônia e nos outros estados”.

Vênancio Gomes conta, em sua equipe, com os cabelereiros Jheam Ferreira, Dina Oliveira e Samira Silva, com a designer de unhas Íris Scarpat, com a gerente Bruna Moreno, com as assistentes Dyenery Batista e Melissa Couto e com a secretária Melissa Silva

 

 

 
Fonte: Giliane Perin

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.