Sábado é o ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a gripe

Em Cacoal serão disponibilizados 13 pontos de imunizaçãoCampanha de vacinação contra gripe segue até o dia 1º de junho em Boa Vista (Foto: Semuc/Andrezza Mariot/Divulgação)

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou no dia 23 de abril em todo o país, mas neste sábado (12) será o ‘Dia D’. Em Cacoal serão disponibilizados 13 pontos de imunização que ficarão abertos das 8 h às 17 h. O público-alvo são crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas, professores e profissionais de saúde.

 

A meta da Secretaria de Saúde de Cacoal é imunizar mais de 20 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários até o dia 1 de junho, quando encerra a campanha.

 

Segundo a coordenadora de imunização Vânia Schmitti, a procura pela vacina nos postos de saúde está bem abaixo do esperado. No entanto, a preocupação maior é com as crianças que até agora é o grupo de menor percentual imunizado.

 

“Até o momento as crianças de 6 meses a menores de cinco anos é o grupo com a menor procura pela vacina. Isso é preocupante, pois estamos tendo registros de internação de crianças com pneumonia grave, esses casos poderiam ser amenizados se as crianças estivessem protegidas com a vacina”, disse Vânia.

 

A vacina protege contra os tipos mais graves da doença e é importante que seja tomada o quanto antes, pois a dose pode levar cerca de 15 dias para ter eficácia.

 
Fonte: Tribuna Popular

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.