Em Vilhena, palestras oferecidas pelo curso de Enfermagem da Unesc orientam mulheres durante a gestação

Ao longo do ano, professores e acadêmicos do curso de Enfermagem da Unesc promovem diversas palestras voltadas à saúde da gestante. As palestras são oferecidas na Associação Metodista de Ação Social (A.M.A.S.), instituição vinculada à Igreja Metodista. Dentro do projeto Sombra e Água Fresca, as palestras se mostram uma importante ferramenta para disseminar conhecimento entre as futuras mamães, promover saúde para as gestantes e contribuir no desenvolvimento da primeira infância

As palestras, coordenadas pelas professoras Lucélia de Oliveira Vargas, Ana Paula Rodrigues e Thaís Josgrilberg Pereira, abordam entre outros assuntos, a importância do pré-natal, calendário vacinal, direitos da gestante, apoio psicológico, alimentação saudável, aleitamento materno e cuidado com as mamas, queixas frequentes na gestação, sinais de trabalho de parto, técnicas para o parto natural e cuidados pós-parto.

Neste primeiro semestre, as palestras serão oferecidas entre os meses de abril e junho, já no segundo semestre do ano, a programação é para que as palestras aconteçam nos meses de setembro, outubro e novembro.

Para a professora do curso de Enfermagem da Unesc, Ana Paula, “a atividade visa contribuir com a sociedade para a melhoria da qualidade de vida das gestantes, oferecendo um tempo e um espaço onde receberão orientações sobre o cuidado na gestação”.

Realizadas todas às quartas-feiras, entre as 13h e 17h. Ao final, as cursistas recebem certificados e enxovais completos, produzidos pelas próprias gestantes e voluntários.  Completo. A produção dos enxovais acontece em parceira com a Prefeitura Municipal de Vilhena. Ao longo da tarde, além das palestras, as gestantes participam de atividades como crochê, ponto cruz e trabalhos artesanais que são aplicados na confecção dos próprios enxovais.

Além da Unesc e da Prefeitura Municipal, o projeto Sombra e Água Fresca conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Tutelar e da Residência Multiprofissional de Saúde.

Para a senhora Ione Ferreira, a oportunidade de participar do projeto foi um presente em sua vida.  “Participei do curso, foi uma experiência maravilhosa, conheci pessoas que vou levar para o resto da vida. As palestras com as enfermeiras acrescentaram muito, os momentos que aprendemos mais sobre Deus, excelente trabalho, muito feliz pela oportunidade”.

 

 

 (Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.