Mais de 800 indígenas participam de torneio em comemoração ao Dia do Índio

Dia foi recheado de Cultura, tradição e também muito futebol

 

Na última semana a Prefeitura realizou várias ações em parceria com as comunidades indígenas da cidade em alusão ao Dia Nacional do Índio, comemorado em 19 de abril. Seja organizando eventos ou atendendo as demandas dos povos nativos da região, o prefeito Eduardo Japonês demonstrou seu respeito e apoio aos anseios das comunidades indígenas da região.

 

Na última sexta-feira, 19, por exemplo, a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura (Semec) organizou torneio beneficente em homenagem ao Dia do Índio. Diversas tribos de toda a região se reuniram em prol da data para preservar a tradição, celebrar e também buscar o título do campeonato.

 

Com os rostos pintados, mais de 800 atletas indígenas divididos em dezesseis equipes das tribos Aroeira, Aikanã, Mamaindê, Sabanê e Sowainte participaram da competição. Foram 11 times masculinos e 5 femininos que buscaram o título do torneio que começou às 8h da manhã e teve o término às 19h.

 

Antes da competição, os indígenas realizaram o ritual da Menina Moça. O dia também contou com apresentações de artesanato, dança e muita cultura. Alguns povos viajaram por mais de 90 quilômetros até Vilhena para poder celebrar o dia. A Fundação Cultural de Vilhena colaborou com o evento no catálogo dos artesanatos e expondo os trabalhos dos indígenas.

 

Silmar de Freitas, Secretário de Esportes ressaltou a importância da comemoração da data. “Eles queriam fazer este ano aqui na cidade, a gente sugeriu o Estádio Portal da Amazônia.  Eles fizeram algumas visitas e realmente gostaram da ideia. Temos que comemorar esta data tão importante para o país e para a comunidade indígena”, disse Silmar.

 

A alimentação foi cedida pela Semec que durante todo o dia foi ofertado cachorro-quente, frutas e refrigerante para todos que estavam presentes.

 

O índio Valdir Sabanê afirma que o dia foi marcante, pois foi o primeiro em muitos anos que a data foi celebrada na cidade. “Eu estou muito contente porque na verdade, foi um dia marcante para os povos indígenas, a gente fazia muito dentro da aldeia, neste ano mudamos para fazer na cidade e também para que tenham  uma visão diferente dos nossos povos”, ressaltou.

 

Ao término dos jogos foram distribuídos medalhas e troféus para os times campeões e vices. No feminino a equipe campeã foi a Misto Aroeira e vice-campeã foram as meninas da Sowainte. Já no masculino, desta vez os índios da tribo Sowainte levaram a melhor e faturaram a competição e a equipe do Real Aroeira ficou com o vice.

 

REUNIÕES – Nesta semana o prefeito Eduardo recebeu em seu gabinete lideranças indígenas, que também se reuniram com vereadores e secretários municipais em encontros adicionais, para discutir melhorias nas estradas, incentivos ao artesanato e solução de problemas antigos das tribos. O prefeito colocou seu gabinete à disposição dos indígenas e salientou a necessidade de ajuda à comunidade de nativos.

 

“Eles estão aqui muito antes de nós e merecem nosso respeito. Dentro de nossa estrutura podemos ajudá-los de várias formas e já tivemos várias reuniões produtivas que vão resultar em benefícios em suas estradas, para escoamento da produção, além de incentivos à produção de artesanato”, completou Japonês.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.